16 setembro 2007

Brasileiro funcionario da Microsoft cria sistema antipirataria 'perfeito'

Críticos dos sistemas anti-pirataria sempre argumentam que as gravadoras de música e empresas de tecnologia deviam desistir dos sistemas de gerenciamento de direitos digitais (DRM), pois nunca existirá um sistema totalmente à prova de falhas. Aparentemente, a Microsoft aceitou o desafio.

Dois pesquisadores da gigante dos softwares, Darko Kirovski e Henrique Malvar, usaram conceitos da tecnologia de dispersão de ondas (usada por militares para comunicações seguras de rádio) para inserir de forma permanente a marca dos donos dos direitos autorais de músicas em arquivos MP3 e WAV. A idéia foi patenteada no início do mês com o nome de "Marca d'água invisível de áudio".

Segundo o texto que descreve a idéia, o sistema consegue sobreviver intacto a todos os métodos conhecidos de remoção de marcas d'água, incluindo mudanças de freqüência e edições nos arquivos sonoros. Este é provavelmente o sistema é o mais complexo e robusto já criado para a identificação de músicas digitais.

Vale destacar que as marcas d'água são diferentes dos sistemas DRM, que protegem arquivos contra cópias. Músicas com identificação pessoal podem ser compartilhadas ilegalmente sem nenhuma restrição. Porém, programas podem exigir a presença de uma marca d água pessoal antes de executar a música, o que teoricamente obrigaria a compra da mesma. Músicas com marcas d’água compartilhadas ilegalmente também permitem identificar rapidamente quem foi o responsável pelo vazamento.

Observação do Baboo: Henrique Malvar (Rico Malvar) é brasileiro e um profissional brilhante. Tendo um PhD no MIT e mais de 70 patentes registradas, Malvar é atualmente diretor do Microsoft Research, uma das áreas mais importantes e desafiadoras da Microsoft.


Ele sempre esteve envolvido em projetos de compressão de áudio e vídeo, e dentre os seus trabalhos mais importantes estão a criação do codec do Windows Media Audio, o HD Photo (Windows Media Photo, um formato de arquivo que permite a criação de imagens com até metade do tamanho de um .jpeg e mantendo a mesma definição), técnicas p/ compressão de imagem para o XBOX 360 e Flight Simulator X, além de diversos componentes de compressão de dados do Office 2007, TabletPC e Windows Vista.

O site dele é este aqui.

Nenhum comentário: