12 agosto 2007

Dicas práticas em geral

No blog do Fernando. Confiram.
http://minhasdicas.blogspot.com/

Recortei estas dicas do blog dele.

DESPERTAR
das 7hs às 8hs

Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem.
A partir das 6h, o corpo produz um hormona que faz acordar, o cortisol.
Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima.
Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.

ATENÇÃO: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.



PRAZER
das 9hs às 10hs

A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado.
Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.



TRABALHO
das 10hs às 12hs

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na sequência) está mais activa.
Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para reflectir, discutir ideias e encontrar inspiração.



DESCANSO
das 13hs às 14 hs

A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.



MOVIMENTO
das 15hs às 16hs

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormonas específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o facto.



RUSH
das 18hs às 19hs

À partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a actividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo


SONO
à partir das 20hs...

A melatonina (hormona do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é as 20hs que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente ideia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.



REGENERAÇÃO
das 21hs à 1hs

Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção da hormona do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Essa hormona permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.


Alimentos pró Bom Humor....

Se você estiver chateado pela derrota do seu clube, ou porque tem de trabalhar horas extras, a natureza fornece-nos alguns alimentos que nos ajudam a combater a irritação, ansiedade e o mau humor.
Descubra-os e o modo como actuam:

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Pão. Estimula a produção de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar.
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Alface: Apresenta uma substância chamada lactucina, que actua como calmante no nosso organismo.
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Espinafre: Contém ácido fólico e potássio, substâncias que ajudam na prevenção da depressão. Possui ainda vitaminas A, C e complexo B e magnésio que ajudam no combate à pressão alta e regulam o funcionamento do sistema nervoso.
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Tomate: Possui grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, substâncias que ajudam a combater a irritação.
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Pimento: Rico em vitamina C, ajuda o organismo a combater o stress.
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Mel: Ajuda o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.
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Frutos do mar: Ricos em selénio, mineral que têm propriedades calmantes.
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Ovo: Apresenta grande quantidade de tianina e niacina (vitaminas do complexo B), acetilcolina e ácido fólico. Essas substâncias combatem o mau humor e ajudam a memória.
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Banana: Rica em carbo-hidratos, vitamina B6, magnésio, biotina e potássio. Ajudam no combate à ansiedade.
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Maçã: Rica em fibras, carbo-hidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selénio. Combate a ansiedade e relaxa.
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Amendoim: Rico em vitaminas B1 e B2 que actuam como antidepressivos no nosso organismo.

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