06 novembro 2006

Ilumine sua casa com Led's: adeus lâmpadas



Já não é de hoje que os LED's vêm causando uma revolução na iluminação do mundo. Eles já estão nos semáforos, nos faróis de carro, em lanternas, etc. E agora estão começando a invadir os lares também. O ViDig então não quer te deixar boiando nesta e te explica o porquê da coisa.
Quando você compra uma lâmpada você quer iluminar um ambiente, certo? E você geralmente escolhe a lâmpada pela potência dela (40W, 60W, 100W). O que não é o ideal... o certo seria você escolher pela capacidade de iluminar que elas têm, em "lumens". Só p/ dar uma idéia, uma lâmpada de 15W tem uma luminescência de 100 lumens, ou seja, 6,7 lm/W. Um LED tem uma capacidade específica de iluminar muito maior, algo na casa dos 25lm/W. E além disso, como os LED's são pequenos, geralmente um conjunto de LED's são usados com pequenos espelhos, o que pode levar a sua eficiência para a casa dos 50lm/W.
Além de iluminar melhor, enquanto uma lâmpada normal tem uma vida útil média de 750-1000 horas, os LED's têm vida útil de 60.000 horas!!! Contando que uma lâmpada fica acesa só de noite, os LED's então durariam algo em torno de 15 anos.
Fazendo uma conta rápida, de quanto +/- custaria manter uma lâmpada de 60W acesa 1 ano inteiro, eu chego a algo em torno de 50 reais. Enquanto que se fossem LED's seria algo em torno de 13 reais. Fora que como um ano tem 8760 horas, você teria que trocar sua lâmpada 8 vezes neste periodo.
Agora que vocês já sabem tudo sobre os LED's, assim que eles aparecerem no mercado, não percam tempo!
*Se você está se perguntando: "E as lâmpadas fluorescentes econômicas que apareceram durante os tempos do apagão?" Elas são um pouco menos eficientes (20lm/W) e duram aproximadamente 5 vezes menos que os LED's.

Nenhum comentário: